Quem somos
Denominação: Academia de Letras do Brasil de Canoinhas , ALBC
Patrono: Orty de Magalhães Machado.
A Academia de Letras do Brasil- Canoinhas, fundada em 02 de maio de 2014, é uma Associação Literária, filosófica e cultural, sem fins econômicos, com sede e foro em CANOINHAS, SANTA CATARINA, à Rua Senador Felipe Schmidt, 1355, que tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às letras e às artes, com prazo de duração indeterminado.
A Academia de Letras do Brasil de Canoinhas tem por finalidade:
I - assegurar o efetivo e regular acolhimento aos escritores de Canoinhas e região, resgatando valores da comunidade em benefício da literatura, compartilhando conhecimentos e facilitando o acesso aos saberes múltiplos sobre as artes literárias e a cultura,
II – Promover eventos de caráter literário e/ou cultural,
III – Promover concursos de caráter literário e/ou cultural,
IV – Promover a publicação de obras em todos os segmentos da escrita,
Ao longo de sua trajetória a ALB Canoinhas instituiu:
- Concurso Literário: acontece a cada dois anos e abrange todas as escolas do município de Canoinhas premiando trabalhos escritos em verso e prosa nas categorias de 5ª a 8ª séries e do Ensino Médio bem como a escola dos vencedores. O tema é escolhido pelos acadêmicos em sessão ordinária.
- FELIES - Festival Literário Estudantil: noite cultural envolvendo as escolas do Município de Canoinhas que ocorre a cada dois anos, intercalado com o Concurso Literário. Este evento conta com declamação de poesias, teatro, jogral, música, dança e todas as formas de arte.
- Comenda Ouro Verde: anualmente personalidades da sociedade regional que tenham se destacado por sua contribuição, seja ela empresarial, filantrópica, educacional ou cultural, são agraciados com a Comenda, recebendo uma medalha e o certificado da ALB, podendo usufruir do título de Comendador(a). A entrega acontece em sessão solene em que os agraciados são enaltecidos e homengeados pelo acadêmico responsável por sua indicação.
A ALB Canoinhas busca contribuir com as letras e a cultura regional e nacional incentivando a produção e a divulgação das mesmas.
Veja discurso do escritor Pedro Penteado do Prado na sessão de instalação da Academia em 31/05/2014.

